FELIZ ANO NOVO DE PAZ!

        Em sua mensagem para a celebração do 48º Dia Mundial da Paz, amanhã, o Papa Francisco, dirigindo-se ao mundo todo, com o lema “Já não escravos, mas irmãos”, formula os seus ardentes votos de paz e apela a todos para que, respondendo à vocação comum de colaborar com Deus e todas as pessoas de boa vontade, promovam a concórdia e paz no mundo.
            Este tema, escolhido pelo Santo Padre, foi tirado da Carta de São Paulo a Filêmon, cuja leitura recomendo, onde o Apóstolo pede ao seu amigo Filêmon para acolher Onésimo, seu escravo, que tornou-se cristão, merecendo, por isso mesmo, ser considerado como um irmão. “Deste modo, a conversão a Cristo, o início duma vida de discipulado em Cristo constitui um novo nascimento (cf. 2 Cor 5, 17; 1 Ped 1, 3), que regenera a fraternidade como vínculo fundante da vida familiar e alicerce da vida social”.
Sendo filhos do mesmo Pai, “como irmãos e irmãs, todas as pessoas estão, por natureza, relacionadas umas com as outras, cada qual com a própria especificidade e todas partilhando a mesma origem, natureza e dignidade. Em virtude disso, a fraternidade constitui a rede de relações fundamentais para a construção da família humana criada por Deus”.
O Papa lamenta: “Infelizmente, o flagelo generalizado da exploração do homem pelo homem fere gravemente a vida de comunhão e a vocação a tecer relações interpessoais marcadas pelo respeito, a justiça e a caridade”, pois o pecado veio perturbar essa ordem criada por Deus: “Infelizmente, entre a primeira criação narrada no livro do Gênesis e o novo nascimento em Cristo – que torna, os crentes, irmãos e irmãs do ‘primogênito de muitos irmãos’ (Rom 8, 29) –, existe a realidade negativa do pecado, que interrompe tantas vezes a nossa fraternidade de criaturas e deforma continuamente a beleza e nobreza de sermos irmãos e irmãs da mesma família humana. Caim não só não suporta o seu irmão Abel, mas mata-o por inveja, cometendo o primeiro fratricídio”. Sendo assim, “os seres humanos não se tornam cristãos, filhos do Pai e irmãos em Cristo por imposição divina, isto é, sem o exercício da liberdade pessoal, sem se converterem livremente a Cristo. Ser filho de Deus requer que primeiro se abrace o imperativo da conversão”.
“Hoje como ontem, na raiz da escravatura, está uma concepção da pessoa humana que admite a possibilidade de a tratar como um objeto. Quando o pecado corrompe o coração do homem e o afasta do seu Criador e dos seus semelhantes, estes deixam de ser sentidos como seres de igual dignidade, como irmãos e irmãs em humanidade, passando a ser vistos como objetos. Com a força, o engano, a coação física ou psicológica, a pessoa humana – criada à imagem e semelhança de Deus – é privada da liberdade, mercantilizada, reduzida a propriedade de alguém; é tratada como meio, e não como fim”.

       Só assim, teremos um Ano Novo de paz, vivendo a nossa filiação com Deus e nossa fraternidade com os irmãos. Feliz Ano Novo de Paz, como irmãos, filhos do mesmo Pai!

2 comentários:

  1. FELIZ ANO DE 2015, REVMO D RIFAN!
    A bênção!
    As mensagens do papa Francisco têm tudo a ver, estão na direção correta, no entanto acho que a Igreja necessitaria combater formalmente de forma coordenada as ideologias, em evidencia as tão sedutoras marxistas que são portadoras das discórdias e desuniões, já que o conteúdo delas é niilista, caótico e revolucionário; todas radicalmente anti cristãs, portanto, totalmente reprováveis.
    Quando me deparo com grupos manifestando-se de branco e pedindo paz pelas ruas, acho válido, mas necessitaria ir às causas, não aos efeitos - operação enxuga-gelo - e no caso Brasil, porque não combater um governo comunista que, em sua práticas traz à sociedade um caudal de desgraças?
    Para começar, empenha-se formalmente por destruir todos os fundamentos da fé católica - todas as outras religiões estão sob controle, como as seitas protestantes que são de fundamentações humanas, portanto relativistas, incluindo-se até mesmo a cismática Igreja Ortodoxa com suas sub seitas em seu interior pelas independências entre dioceses, além de seu patriarca não passar de unum inter pares; aliás, foi o berço do comunismo pois achou o terreno adequado para germinar e dar seus "frutos", como os da INQUISIÇÃO COMUNISTA, que só no século XX trucidou mais de 150 000 000 de pessoas!
    Tais ideologias, destruindo a fé cristã da Igreja, seu fundamento na sociedade, a família, e nos meios de comunicação o desvirtuamento total das mentes para o material-ateísmo, como sucede no presente, que restará nesse seguido empenho senão um bando de domesticados nas ideologias a serviço dos podres poderes totalitaristas?
    Onde se instala o escravagista comunismo de maneira sistemática, como caso da favela a ceu aberto Cuba, o homem não passa se um fantoche da máquina estatal a seu serviço, tão descartável como peça mecânica num conjunto, substituível após perder sua função, sem mais.
    Estão também garantidos no caso acima adicionais de atraso, miséria, desmedida violência, ódios recíprocos, forte repressão aos opositores e morte.
    Receita de Lênin, o maior dos "profetas" comunistas:
    "Usem os idiotas-uteis na linha de frente.
    Instigue o ódio entre as pessoas e classes.
    Destruam suas bases morais, a familia e a espiritualidade e façam-nos comer das migalhas que caem de nossas mesas.
    A minoria organizada irá derrotar a maioria desorganizada".

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a justiça e a paz se abraçarão, elas são importantíssinas para a convivência humana, por isso peçamos ao nosso bom Deus, que nos ajude diuturnamente na construção de um mundo melhor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.